Rotas Culturais: descobrindo a história do Rio em passeios a pé

Grupo de pessoas em frente a Cadetral Presbiteriana do Rio de Janeiro
Compartilhe:

O Rio de Janeiro é uma cidade que ferve de tanta cultura. É tanta opção, gratuita e paga, que é até difícil escolher o que fazer. Entre as possibilidades interessantes, estão os famosos walking tours ~ passeios a pé ~ que nos possibilitam conhecer mais da nossa história, de forma gratuita ou por preços acessíveis. 

>>> Procurando hospedagem? Faça sua reserva com o Booking.com

Recentemente, participei do tour “Do Tempo do Império”, promovido pelo projeto Rotas Culturais, patrocinado pela Rede Windsor de Hotéis, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura e Bioxxi Serviços de Esterilização.

No passeio, passamos por pontos importantes do Centro do Rio de Janeiro, que já foi a capital do Brasil, como o Largo da Carioca, Bar Luiz, Casa do Choro e Catedral Presbiteriana do Rio (confira o roteiro completo abaixo). 

Histórias e mais histórias

Durante o passeio, professora e guia Priscila Monteiro, nos apresentou ao Convento de Santo Antônio, localizado no Largo da Carioca. Entramos no local e verificamos painéis que mostram como era a região em diversas épocas. É possível observar desde quando tudo aquilo era mato até como a paisagem foi se modificando e se tornando o que é hoje. 

Tá vindo para o RJ? Faça seu Seguro Viagem com a Seguros Promo

No sentido horário da esq. para dir.: Convento de Santo Antônio, Casa do Choro, Catedral Presbiteriana do Rio e Estátua de Dom Pedro I, na Praça Tiradentes

Em seguida passeamos pela Rua da Carioca, onde fizemos três paradas estratégicas: a primeira para observar a diferença dos casarios. De acordo com Priscila, cada lado da rua tem casarões em estilos diferentes, pois a via foi alargada para passagem do bonde. E, na construção de novas casas, foram construídas imóveis em estilos diferentes das anteriores. 

Também paramos no Bar Luiz, que quase fechou no ano passado devido a falta de faturamento, um dos bares históricos do Rio e fomos apresentados a casa do Choro, onde acontece apresentações do ritmo que nasceu na Cidade Maravilhosa.

Fachada do Bar Luiz, no Centro do Rio de Janeiro
Fachada do Bar Luiz

Já no meio do passeio, demos um pulo na Catedral Presbiteriana do Rio, que tem um estilo neogótico, inspirado na Catedral de Saint-Pierre, em Genebra.

Em seguida, andamos até a Praça Tiradentes, que também já foi chamada de Praça da Constituição. Lá descobrimos por qual motivo o local tem o nome do inconfidente mineiro e uma estátua de Dom Pedro I. 

É que o monumento é um dos mais antigos do Rio e, mesmo com a pressão dos republicanos para retirá-lo quando a monarquia caiu, a estátua continua lá até hoje devido sua importância histórica.

Para finalizar, o tour também passa pelo CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rua do Lavradio com Visconde do Rio Branco e a Casa da Moeda.

Infos práticas

O ponto de partida da visitação é o Hotel Windsor Asturias (Rua Senador Dantas, 14 – Centro), e o tour tem duração média de 3h30min. As inscrições são gratuitas e feitas através do site do Rotas Culturais. Todos os inscritos ganham um kit do projeto com camiseta, mochila, chapéu, ventarola, squeeze e mapa. 

Serviço:

Rotas Culturais. Tour guiados pelo Centro do RJ. Grátis. Inscrições em: http://institutocidadeviva.org.br/realizacao/rotasculturais/ 

Gostou desse conteúdo? Então, reserve sua hospedagem, adquira seu seguro viagem e alugue seu carro através do #KariDesbrava. Você ajuda ao blog e não paga nada a mais por isso.

Reserve seu hotel com a Booking
Faça seu Seguro Viagem com a Seguros Promo
Alugue um automóvel com a Rentcars

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *