2 In Rio de Janeiro

Turismo sustentável: a responsabilidade também é nossa!

Compartilhe:

Um dia desses vi nas redes sociais uma foto que me chocou. A imagem mostra a vegetação de dunas em Ipanema que foi destruída durante o Carnaval no Rio de Janeiro. Segundo o fundador da grife Osklen, Oskar Metsavaht, que foi quem postou a foto no Instagram, a destruição aconteceu durante a passagens dos blocos pela região. Ainda de acordo com Oskar, a vegetação agora destruída era fruto de nove anos de trabalho de recuperação ambiental realizado por ele e pela equipe do Instituto-E.

LEIA MAIS: Manual de sobrevivência: Carnaval no Rio de Janeiro

O fato me fez lembrar de um outro incomodo durante o carnaval do Rio, e de outras capitais brasileiras: o lixo. Esse ano, a Comlurb encerrou a operação carnaval com recolhimento de mais de mil toneladas de lixo e 1,4 mil multas aplicadas por urinar em vias públicas e por descarte irregular de pequenos resíduos. Tudo isso no ano em que o Rio bateu recorde de turistas — foram quase 6 milhões de visitantes. Porém, quando o Carnaval acabou a prefeitura admitiu que chegou ao limite e que, por contas dos transtornos, vai reduzir a quantidade de blocos que desfilam pela cidade no ano que vem.

Que pular Carnaval é muito bom, isso a gente sabe. Que viajar e conhecer outro lugares também. Mas, aqui falo da nossa responsabilidade enquanto turistas. Ao mesmo tempo que temos que zelar pelo o que é nosso, pelo lugar em que vivemos, também temos que zelar pelo o que é dos outros.

LEIA MAIS: 5 aplicativos para ajudar você a se virar no Rio de Janeiro

Blocos desfilarem pela cidade não precisam ser sinônimo de destruição do meio ambiente, lixo e xixi na rua. Porém, para mudar esse cenário é preciso planejamento. Precisamos de mais banheiros, de mais lixeiras, de um rigor maior na autorização e planejamento dos percursos dos blocos.

Mas, de nada adianta o estado planejar uma super festa se nós (cada um de nós mesmo), não fizermos a nossa parte. É fácil apontar o dedo para o erro do outro. Mas, cadê a nossa responsabilidade em nos preocupar com um turismo sustentável e cobrar isso das autoridades? Será que estamos fazendo a nossa parte? Tirando pela foto acima, creio que não. 

***

Se você achou esse texto interessante compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Assim, além de ajudar o blog, você ainda ajuda algum amigo que precisa saber dessas informações! 

Beijos,

Kari.

Você sabia que através do ‪#‎KariDesbrava‬ você pode reservar seu hotel, contratar um seguro viagem ou alugar um carro? É só clicar nos links abaixo! Assim você resolve tudo da sua viagem e ainda ajuda o blog a se manter sem pagar nada a mais por isso.

Reserve seu hotel com Booking
Seguro Viagem Real Seguros
Alugue um automóvel com a Rentcars



Compartilhe:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Amanda Trintim
    25 de fevereiro de 2018 at 10:01

    Caramba, Kari! É exatamente isso: não adianta atirar pedras no outro, quando nós também temos teto de vidro. Também somos responsáveis pelo lugar que visitamos. Mesmo que as vezes não nos importemos com isso…

    • Reply
      Karilayn Areias
      26 de fevereiro de 2018 at 17:21

      Exatamente Amanda! Precisamos fazer a nossa parte!

    Leave a Reply