4 In Ilha de Marajó

O que fazer na Ilha de Marajó

Praia da Água Boa, na Ilha de Marajó

Nas minhas últimas férias realizei o sonho de conhecer a Ilha de Marajó. Localizada no estado do Pará e com 50 mil quilômetros quadrados de área, Marajó é composta por 16 municípios sendo os mais conhecidos deles Soure (a “capital” da ilha) e Salvaterra.

Famosas por ter uma população abundante de búfalos, a Esmeralda (apelido da ilha) é realmente encantadora. Por essas e outras, listei o que conhecer em uma viagem para Marajó.

– Praia da Barra Velha

É uma das praias mais acessíveis de Soure. Fica somente a 3km do Centro da Cidade. Para conhecê-la pegue um mototáxi e combine com ele um horário da volta. Não se preocupe, que o motorista não vai esquecer de você. Quando estiver em Barra Velha, aproveite para curtir o carimbó que estará tocando e coma uns camarões com uma cervejinha na barraca do Netuno. Tenho certeza que irá gostar :) 

Praia da Barra Velha

Praia da Barra Velha

– Praia do Pesqueiro

Essa praia também fica em Soure, entretanto a 14 km de distância do centro. Ir a pé para lá é algo impensável.  Faça o mesmo esquema do mototáxi e seja feliz. No caminho você enfrentará uma estrada bem asfaltada e verá diversas fazendas. Curta o percurso e se jogue quando chegar na praia.

– Fazenda Bom Jesus

Foi um dos passeios que mais gostei de fazer. Resumidamente, você anda de búfulo, anda pela fazenda e volta de barquinho. Ah, o grupo também ganha um lanchinho do final e você é buscado e deixado no local da sua hospedagem. Farei um post em breve sobre esse passeio. 

passeio-fazenda-bom-jesus

passeio-fazenda-bom-jesus-2

passeio-fazenda-bom-jesus-3

 

– Fazenda São Jerônimo

Dos passeios dessa lista foi o único que não fiz. Mas, nem por isso deixo de recomendar. Com belas paisagens , foi na Fazenda São Jerônimo que foi gravada o reality show ‘No Limite 5’ e cenas da novela Amor Eterno Amor.

– Arte marajoara

A arte marajoara caracteriza-se por um tipo de cerâmica produzida por tribos indígenas que habitavam a ilha Marajó durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. Até hoje é possível encontrar esse tipo de arte pela ilha. Se quiser conferir a arte Marajoara original de uma passada no Atelie M Barayo Cerâmica. 

 

Arte marajoara

Arte marajoara

Fachada do ateliê

Fachada do ateliê

– Ruínas de Joanes

As ruínas de Joanes ficam em Salvaterra. O que sobrou das antigas igrejas do século XVII são resquícios da época em que os jesuítas tentavam colonizar os índios. Ao lado da ruína, fica a igreja de Nossa Senhora do Rosário, esta construída na década de 40. Nossa Senhora do Rosário é a padroeira da Ilha de Marajó. 

Ruínas de Joanes

Ruínas de Joanes

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Confira outros posts sobre o Pará:

Pará: diversidade cultural e riquezas do Norte do Brasil

Passeio de barco pela orla de Belém 

 

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e ajude o Kari Desbrava a continuar produzindo conteúdo de qualidade :)

Você sabia que através do ‪#‎KariDesbrava‬ você pode reservar seu hotel, contratar um seguro viagem ou alugar um carro? É só clicar nos links abaixo! Assim você resolve tudo da sua viagem e ainda ajuda o blog a se manter sem pagar nada a mais por isso.

Reserve seu hotel com Booking
Seguro Viagem Real Seguros
Alugue um automóvel com a Rentcars



You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Lilian Azevedo
    05/07/2017 at 14:00

    Quando visitei Belém do Pará não fui conhecer Marajó. Uma pena pois parece bem legal. Andar de búfalo deve ser demais ! Boas dicas !

    • Karilayn Areias
      Reply
      Karilayn Areias
      18/07/2017 at 16:09

      Marajó é lindo Lilian! Uma paz, tranquilo. Bem diferente do climão urbano sabe? Ótimo pra quem tá precisando desestressar!

  • Reply
    Poliana Araujo
    05/07/2017 at 20:11

    Adoreeeei! O post, o blog, o layout! Fiquei com muita vontade de conhecer a ilha de marajó.. Primeiro porque já ouvi falar super, depois porque amei as referências e ideias para passeios e por fim, porque fiquei curiosa para andar de búfalo!
    Querooooo! <3 <3 <3 Seguindo pra ficar por dentro de mais dicas de viagens!

    meu blog (OBS: O blog também está de cara nova! <3 )
    https://goo.gl/Ts2AzN <3

  • Karilayn Areias
    Reply
    Karilayn Areias
    06/07/2017 at 16:14

    Oi Poliana! Que bom que gostou do post e do blog :) Fico muito feliz quando as pessoas gostam desse cantinho que é feito com muito carinho.

    Quando for a Marajó me conte o que achou e se andou de búfalo. 😉

    Passei lá no seu blog e também curti bastante. Sucesso nessa jornada!

  • Leave a Reply

    Inline
    Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
    Inline
    Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox