0 In O que fazer no Rio/ Passeios

Conheça Paquetá! O bairro mais bucólico do Rio

Paqueta_kari_desbrava

Quem aqui já ouviu falar de Paquetá? Aposto que muitos. Quantos aqui já foram a Paquetá? Aí, não sei se a resposta contemplará tanta gente assim.  A mais ou menos uma hora do Rio, Paquetá ainda guarda um ar bucólico, que remete ao interior, a infância além, é claro, de ter muita história.

Paquetá é uma ilha que fica na Baía de Guanabara, entrada para a nossa cidade maravilinda. A ilha foi descoberta pelos franceses em 1555, dez anos antes do Rio de Janeiro, e atualmente é considerada um bairro do Rio. Também apelidada de “Ilha do Amor”, Paquetá era o local escolhido por Dom João VI para descansar na época do império. O funcionamento de uma linha regular de barcas e o romance “A Moreninha” foram determinantes para a ilha ficar conhecida e se tornar um destino turístico.

 

Kari Desbrava Paquetá 2

Hoje é justamente o estilo de vida tranquilo, que parece ter parado no tempo, que atrai turistas para Paquetá. Vou contar para vocês um pouquinho do que conhecer e fazer lá. Vem comigo!

1- Praça Pintor Pedro Bruno

Ao lado da saída das barcas, a praça é uma homenagem ao pintor que projetou trabalhos paisagísticos na ilha. Vale a pena aproveitar a vista para a Baía de Guanabara e reparar nos detalhes, como os bancos de concreto com figuras de peixes e uma cisterna de bebedouros para uso da população.

2- Passeio de charrete

Bem em frente a saídas das barcas há um ponto de charretes. Vale a pena alugar uma e passear pela ilha bem no estilo retrô.

KariDesbrava Paqueta

 

3 – Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte

A igrejinha tem uma arquitetura encantadora, além da linda vista. Bacana para fotos e se espiritualizar. Uma curiosidade sobre o local: É comum as noivas chegarem de charretes para o casamento. Muito amor né gente? <3

Kari Desbrava 3

 

4 – Canhão de saudação a Dom João VI

Como o próprio nome já diz, o monumento do canhão é uma das lembranças da época do império. Ele servia para saudar Dom João VI em suas visitas à ilha.

5 – Árvore Maria Gorda

“Sorte por longo prazo a quem me beija e me respeita, mas sete anos de atraso a cada maldade a mim feita”.

A citação acima representa uma das lendas de Paquetá. O baobá centenário é um espécie de planta africana que se tornou patrimônio da ilha e ganhou o nome de Maria Gorda. A frase citada está escrita na placa de apresentação da árvore, e diante do recado é comum ver pessoas abraçando e beijando a corpulenta espécie, que costuma atingir mais de 20 metros de circunferência.

6 – Piquenique na Praia do Catibau

A praia tem vista panorâmica da Área de Preservação Ambiental de Guapimirim e da Serra dos Órgãos. Com essa bela paisagem, uma boa pedida é fazer um piquenique, hein?!

7 – Pedra da Moreninha

Com a  vista mais espetacular de todas, na minha humilde opinião, a Pedra da Moreninha é um show da natureza.  Rende fotos muito legais, para quem gosta, e vale a pena pela paisagem que como disse é simplesmente espetacular.  É o local onde a Moreninha, do romance de Joaquim Manuel de Macedo, ia esperar pelo namorado.

Kari Desbrava Paqueta 6

Vista panorâmica da Pedra da Moreninha

Bom, isso é só um pouquinho do que Paquetá tem de legal. Aconselho a ir em um dia que esteja ensolarado, porém fresquinho, pois assim dá para aproveitar mais.

 

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas suas redes sociais. 😉

 

Beijos,

Kari.



You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox