7 In O que fazer no Rio/ Rio de Janeiro/ Sambas

Como conhecer as quadras da Portela e do Império Serrano, campeãs do Carnaval 2017

Portela e império

Madureira está em festa! A Portela, que não vencia há 33 anos, e o Império Serrano ganharam o título do Grupo Especial e da Seria A, respectivamente. Foram duas apurações emocionantes e duas vitórias que mereciam ser comemoradas! E como foram :) <3

Para ajudar quem quiser partilhar da alegria de portelenses e imperianos, esse post vai lhe ensinar a chegar no bairro que é um dos berços do samba carioca. Vamos lá?

Madureira

O bairro de Madureira fica na Zona Norte do Rio e chegar lá é relativamente fácil. Madureira é recheado de opções de transporte: ônibus, brt, trem. Você pode usar qualquer um dos três para chegar lá. Se quiser ir de metrô, basta pegar a linha 2, descer em Vicente de Carvalho e embarcar no BRT para Madureira.

As quadras

Quatro quarteirões separam as quadras do Império da Portela. Você pode ir de uma para outra a pé mesmo. Aproveite para conhecer mais do bairro e suas peculiaridades. O mercadão de Madureira fica do lado da quadra da Império Serrano, por exemplo.

Um pouco de história

A Portela foi fundada 1923 no bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio. É a mais antiga escola de samba em atividade permanente e a única escola que participou de todos os desfiles de escolas de samba da cidade. Com a vitória de 2017, tem 22 títulos e a maior campeã do carnaval carioca.

Já o Império foi fundado em 1947 após uma desavença na antiga escola de samba Prazer da Serrinha. O Império Serrano nos brindou com os sambas como Aquarela Brasileira (1964) e Bumbum paticumbum Prugurundum (1982) e sua ala de compositores já tiveram nomes como  Silas de Oliveira, Mano Décio, Aniceto do Império, Dona Ivone Lara, Beto sem Braço, Aluísio Machado e Arlindo Cruz.

Se joga!

Sabendo o mínimo da história dessas duas grandes escolas e como chegar é só se jogar no samba! Afinal, a linguagem da dança  e da música são universais :) 

Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o Rio? Deixa nos comentários! Vamos conversar!

Beijos,

Kari.

Serviço

Quadra do Império Serrano. Avenida Ministro Edgard Romero, 114, Madureira.

Quadra da Portela. Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz.

Você sabia que através do ‪#‎KariDesbrava‬ você pode reservar seu hotel, contratar um seguro viagem ou alugar um carro? É só clicar nos links abaixo! Assim você resolve tudo da sua viagem e ainda ajuda o blog a se manter sem pagar nada a mais por isso.

Reserve seu hotel com Booking
Seguro Viagem Real Seguros
Alugue um automóvel com a Rentcars



You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Mariana Bueno
    10/03/2017 at 16:19

    Já fui na da Mangueira e do Salgueiro. Mas sou doida pra ir na Portela, ainda mais se for dia da famosa feijoada. Deve ser muito bom. <3 E emendar com um baile charme no viaduto de Madureira!!!

    • Karilayn Areias
      Reply
      Karilayn Areias
      13/03/2017 at 15:06

      A feijoada da Portela é legal demais! E se der pra emendar com o baile charme no viaduto de Madureira, melhor ainda!

  • Reply
    Alexandra Pozes Joia de Souza
    11/03/2017 at 18:29

    Adorei o post. Parabéns pela ideia.

  • Reply
    Bárbara
    12/03/2017 at 20:38

    Amei seu post! Nunca fui nenhuma quadra de escola de samba e é um dos sonhos que quero realizar.

  • Reply
    Lilian Azevedo
    14/03/2017 at 09:11

    Morei em Cascadura desde que nasci até os 10 anos e ia sempre a Madureira. Eu andava muito de trem e no trem tinha um vendedor de bala que cantava uma musiquinha feita por ele[ lembro até a melodia] :
    “não , não tem mais graça
    isso é todo ano
    em primeiro lugar é a Portela
    em segundo o Império Serrano”
    Nunca fui a ensaios de Escola de Samba mas imagino a energia !!!!!

  • Leave a Reply

    Inline
    Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
    Inline
    Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox