0 In Rio Grande do Sul

Casa Mario Quintana: uma celebração à cultura

casa-mario-quintana-1

Uma atração que queria muito conhecer em Porto Alegre era a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Poeta com textos inspiradores, andar por aqueles corredores onde Quintana viveu é realmente emocionante.

Lá conheci o quarto de Mario Quintana, além de visitar um acervo sobre a cantora Elis Regina, exposições e um café no terraço do antigo Hotel Magistc. Mas, o local tem muito mais atrações: como por exemplo teatro, cinema e até biblioteca. É uma verdadeira celebração da cultura!

Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

( Mario Quintana )

Como começou

Onde hoje funciona a Casa de Cultura Mario Quintana antes era o Hotel Magistic. Foi nesse hotel que Quintana viveu entre 1968 e 1980, no apartamento 217. O escritor é natural da cidade gaúcha de Alegrete, mas adotou Porto Alegre, também chamada de Poá, como sua cidade do coração.

O Magistic teve seu auge entre a década de 30 e 50. Além de Quintana, lá também se hospedaram grandes nomes da política nacional e do mundo artístico como os ex-presidentes Getúlio Vargas, Jango Goulart e Virginia Lane.

A virada de hotel para casa de cultura aconteceu em 1980 quando o Governo do Estado de Porto Alegre comprou o hotel da empresa Barisul.

Atrações

Como falei acima, a Casa de Cultura Mario Quintana tem diversos espaços dedicados a cultura. Deste, conheci quatro, que são:

– Quarto do Mário Quintana 

O ambiente é uma reconstrução fiel do cômodo onde Mario Quintana viveu. O quarto traz móveis e objetos pessoais que foram usados pelo escritor.

casa-mario-quintana-3

– Acervo Elis Regina

O local foi planejado para reunir documentos e materiais sobre a vida e carreira da “Pimentinha”, como era chamada. Os objetos foram doados por fãs da artista e colecionadores.

casa-mario-quintana-2

Funcionamento: de terças às sextas, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados de 12h às 18h.

– Restaurante Café Santo de Casa

O café/restaurante fica no terraço da centro cultural. Como o próprio nome já dá ao entender, o restaurante é todo decorado com peças religiosas: de Nossa Senhora a Buda. Além disso, as sobremesas sã bem saborosas! Experimentei um brownie com sorvete e churros com açúcar salpicado por cima e calda de chocolate. Deu água na boca só de relembrar! 

casa-mario-quintana casa-mario-quintana-4 casa-mario-quintana-5

– Espaço para exposições 

Entre os noves espaços de exposições, visitei a Galeria Xico Stockinger. Nela, que fica no 6 andar do prédio, funciona o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), criado em 1992.

casa-mario-quintana-6

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Serviço

Casa de Cultura Mario Quintana. Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre. Horário de funcionamento: de terças às sextas, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, de 12h às 21h.

***

Se você achou esse texto interessante compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Assim, além de ajudar o blog, você ainda ajuda algum amigo que precisa saber dessas informações! 

Beijos,

Kari.

Você sabia que através do ‪#‎KariDesbrava‬ você pode reservar seu hotel, contratar um seguro viagem ou alugar um carro? É só clicar nos links abaixo! Assim você resolve tudo da sua viagem e ainda ajuda o blog a se manter sem pagar nada a mais por isso.

Reserve seu hotel com Booking
Seguro Viagem Real Seguros
Alugue um automóvel com a Rentcars



You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox